terça-feira, 3 de junho de 2008

Kitesurf - desporto da moda







Este é o desporto da moda, ou do momento. Há quem diga que esta "onda" em Portugal, foi lançada pelos Morangos com Açucar, aliás esse monstro televisivo já abordou todo o tipo de desportos criando "ondas"/modas nos adolescentes. Ao que parece, esta é mais uma.


O Kitesurf, Kiteboarding ou mesmo Flysurf é um desporto aquático que utiliza uma pipa (também conhecida como papagaio) e uma prancha com uma estrutura de suporte para os pés. A pessoa, com a pipa presa à cintura, coloca-se em cima da prancha e, sobre a agua, é impulsionada pelo vento que atinge pipa. Ao controlá-lo, através de uma barra, consegue-se escolher o trajeto e realizar saltos incríveis. Este esporte, relativamente recente, encontra-se de momento com grande popularidade e uma prática crescente no Brasil, em Portugal e no Mundo.
O Kitesurf foi inventado em 1985 por dois irmãos franceses: Bruno e Dominique Legaignoux mas apenas antigiu alguma popularidade a meio da década de 1990.
O nome resulta da junção de duas palvras inglesas: Kite, que significa pipa (papagaio em Portugal) e Surf, do verbo inglês to surf, que significa navegar.

2 comentários:

Anónimo disse...

Este desporto era bom para mim... levantava voo e nunca mais ninguem me via... ;)
EGO

Anónimo disse...

Sendo moda ou não, eu quero experimentar!
Bicho Nu